Info Fácil

informática geral, básica, fácil

Pastas, Atalhos e Arquivos (e diretórios)

setembro 13th, 2011. Publicado sob Só pra saber, windows. 2 Comentários.

Boa tarde.

De todos os problemas, todas as dificuldades que já tive e vi terem, com toda a certeza o maior vilão da história é esse: ‘navegar’ pelo computador. Esse negócio de ‘abrir pasta’, ‘salvar em Meus Documentos’, ‘atalho para Minhas Músicas’, ‘diretório’ disso ou daquilo… Grego, não? Grego escrito em braile invertido.

Nada tema, pois está no lugar certo. Nessa série de artigos pretendo humildemente ensinar você a ‘navegar’ no seu computador, a entender esse negócio de pastas e diretórios, etc. Vou passar exemplos e propor exercícios de fixação (mais além). Acredite: depois que você entende como isso funciona sua vida melhora muito.

Diferença entre Pastas, Atalhos e Arquivos (e diretórios)

Eu sou uma pasta. Eu sou um lugar. Eu guardo coisas.

Pasta

Uma pasta é o mesmo que um lugar.  No computador, quando você vai para algum lugar, está indo para alguma pasta. Quando alguém diz “vá para Meus Documentos e procure pelo arquivo tal”, essa pessoa está dizendo pra você abrir a pasta Meus Documentos, que é um lugar.

O atalho sempre tem aquela setinha embaixo

Atalho

Um atalho é um caminho. Às vezes quando você quer ir pra uma pasta (lugar), você tem que abrir inúmeras pastas. Por exemplo, quando quero abrir minha pasta de downloads (arquivos baixados), preciso abrir as seguintes pastas, nessa ordem:

pastaDisco Local (C:), depois a pasta

pastaUsuários, depois a pasta

pastaDiego, depois a pasta

pastaDownloads

Chato, não? Agora imagina eu ter que fazer isso mais de vinte vezes, todos os dias (e provavelmente tenho). Existe sim uma maneira de fazer isso mais facilmente, que é com um atalho.

Um atalho para a pasta Downloads é um arquivo que, quando aberto, nos leva diretamente pra dentro da pasta Downloads, evitando assim que eu tenha que fazer todo aquele caminho manualmente, de novo e de novo. Eu posso ‘mover’ o atalho pra qualquer lugar do meu computador (pra qualquer pasta) que ele sempre vai abrir sempre a pasta certa (a menos que eu mova a própria pasta de lugar, daí o atalho não tem como ‘saber’).

Os atalhos não servem somente para abrir pastas. Eles servem também para abrir qualquer arquivo ou programa. Quando você vê um atalho para o programa Word na sua área de trabalho, você não está olhando para o programa em si. Você está olhando para algo que abre o Word pra você, sem precisar que você faça todo o caminho de pastas até chegar nele.

Um arquivo é qualquer coisa

Arquivo

Arquivos são cada coisa no seu computador. Cada pasta é um arquivo, assim como cada atalho é um arquivo. Cada programa seu é um arquivo, assim como cada foto musica… É fácil de entender: cada coisa é um arquivo. Não vamos confundir com a parte física do computador, certo? Mouse, teclado, monitor não são arquivos.

Diretório. Sirvo para organizar as coisas.

Diretório

Não se preocupe com o termo diretório, já que ele é pouco usado (a nível básico). Diretório nada mais é do que um caminho, uma direção. Por exemplo, o diretório da minha pasta Downloads:

C:\Usuários\Diego\Downloads

O diretório é a organização das suas pastas. Imagine que você tivesse uma pasta para seus trabalhos de faculdade, por exemplo. Você, como uma pessoa extremamente organizada que é, usaria uma pasta para cada disciplina, certo? Então sua estrutura de diretórios, sua organização de pastas ficaria algo como:

-Uma pasta com o nome da sua faculdade, como por exemplo Curso de Letras;

-Dentro da pasta Curso de Letras teriam as pastas Literatura, Pedagogia, Metodologia de Ensino, etc. Uma do lado da outra;

-Dentro de cada pasta arquivos pertinentes à disciplina.

 

Não se assuste

Entender o como funcionam as pastas, atalhos e como navegar pelo seu computador não é simples, mas não é o fim do mundo. Com o tempo você vai se familiarizando com os termos e como ir fazendo pra usa-los. Tenha um pouco de paciência e acompanhe o meu site; aos poucos vamos resolvendo a melhor maneira de entender o básico do uso do computador.

Print Friendly
Adolfo Teca disse:

Depois de ler este artigo entendi as diferenças de Pastas, arquivos e atalhos.

Obrigado.